Hoje é São João

Hoje é dia São João. O segundo São João sem festa. Dentre as muitas coisas que Brasília me trouxe, estavam as festas juninas: no trabalho, no clube Nipo, na OAB, nas igrejas das quadras, nas escolas… Alegre e deliciosa tradição com raízes nas festas nordestinas. Lá em Petrópolis a festa junina era pouco celebrada. A maior lembrança que tenho é das festas da escola, com as danças ensaiadas por dias a fio, barraquinhas e brincadeiras.

Também é aniversário do Tio João. Quando pequena, eu achava engraçado ter um tio João nascido no dia de São João. Também pensava que era estranho que todos se referissem a ele como o irmão mais novo do meu pai. Como alguém que parecia tão adulto podia ser chamado de “caçula”? Não conseguia enxergar os treze anos que supostamente separavam o nascimento dos dois. O tio João, sempre tão adulto, ponderado e paciente, não me parecia ter nenhuma das características esperadas em ‘’um irmão mais novo”. A semelhança física com meu pai é tão grande que chega a doer. Mas os temperamentos não poderiam ser mais diferentes.

Meu filho não conheceu o avô. Mas acertou a mega-sena dos tios. O tio-vovô tem uma caixa enorme de legos e um fusquinha branco que faz o maior sucesso. Daqui a pouco a gente vai ligar para o tio João. E quando desligar sei que o menino vai choramingar de saudades. E, em silêncio, enquanto o consolo, eu também. Não sou boa com ligações telefônicas, e menos ainda com videochamadas. Mas elas são o que nos resta. Hoje não tem dança, fogueira, festa, nem ao menos um copinho de quentão. Mas é aniversário do tio João. E a gente celebra que até aqui, felizmente estamos todos bem… Isolados, mais tristes, mais solitários, mas vivos.  

Foto por Peter Fazekas em Pexels.com

Deixe um comentário